2012

1. CONFERÊNCIA CARDOP / CASA DA ÍNSUA

No dia 4 de fevereiro de 2012 pelas 16h foi realizada no auditório da Casa da Ínsua, a primeira conferência para apresentação do projeto CARDOP. Foram convidados o Prof. Doutor Euclides Pires do CNC da Universidade de Coimbra, a Prof. Marlene Barros da Universidade Católica- Centro Regional das Beiras, a Eng. Helena Esteves Correia da ESAV, o Eng. João Madanelo da Ancose, o Eng. Jorge Carreira da DRAPCentro e o Eng. José Matias da Casa da Ínsua. Na assistência estiveram presentes representantes de várias instituições ligadas direta ou indiretamente ao mundo rural e alunos da ESAV.

Na comunicação apresentada, Paulo Barracosa da ESAV procurou transmitir a mensagem dos objetivos do projeto referindo que num tempo de “Chinezinação” devemos apostar nos territórios deste interior, no seu património material e imaterial e nas suas gentes. Neste caso, buscando raízes numa planta de presente e futuro que proporciona a criação de um ícone do mundo rural. O Queijo DOP Serra da Estrela. Uma das nossas sete maravilhas. Esse trabalho foi o resultado do labor de muitos, Associações como a Ancose, Autarquias várias e produtores/empresas que garantem a produção e a manutenção da qualidade do Queijo DOP Serra da estrela, embora não possam garantir o escoamento. Num tempo de inovação, na qual acreditamos, julgamos que é crucial perpetuar saberes, recriar tradições e recuperar “credos” que se estão a esvaziar dos territórios, destes nossos territórios, de essência natura e potencial biotecnológico. O Prof. Doutor Euclides Pires na sua intervenção, referiu que o estudo das enzimas do cardo tinha sido iniciado há cerca de 30 anos no seio do grupo científico que liderou na Universidade de Coimbra e que sentia que era de todo justificado que nesta fase o projeto estivesse a ser desenvolvido geograficamente na área de denominação de origem do queijo Serra da Estrela, sem dúvida um dos elementos que mais poderá valorizar com os resultados que se pretendem obter no decorrer do projeto. A cobertura jornalística ficou a cargo da gazeta rural através do seu diretor José Luis Araújo.


2. PLANTAÇÃO DO CAMPO DE RECURSOS GENÉTICOS NA CASA DA ÍNSUA

A ESAV procedeu à plantação de um Campo de Recursos Genéticos do Cardo no Hotel de Charme Casa da Ínsua, Penalva do Castelo num projecto coordenado pelo Departamento de Agricultura e Ecologia Sustentável (DEAS) da ESAV e pelo paisagista Miguel Thiersonnier Loureiro, em colaboração com a Casa da Ínsua (Visabeira), a APPACDM e a ANCOSE. Esta foi a primeira ação visível do CARDOP. Num espaço com cerca 450 m2 foram plantadas 192 plantas de cardo devidamente selecionadas de 12 proveniências da própria região demarcada, pelos alunos dos cursos de Eng. Agronómica e Ecologia e Paisagismo da ESAV e da APPACDM. Este espaço, para além de permitir que a Casa da Ínsua se torne auto-suficiente na produção de flor de cardo para a sua produção exclusiva de Queijo DOP “Serra da Estrela”, será usado no futuro para caracterização dos ecótipos de cardo e para estudos científicos que estão já a ser desenvolvidos em conjunto com os grupos científicos da Prof. Doutora Marlene Barros da Universidade Católica-Centro Regional das Beiras e do Prof. Doutor Euclides Pires, do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, que a par de outros investigadores foram os grandes precursores dos estudos científicos do Cardo (Cynara cardunculus), na produção do queijo DOP “Serra da Estrela.


3. INSTALAÇÃO DAS PLACAS PARA O CAMPO DA ESAV/APPACDM

Os formandos da APPACDM em colaboração com os alunos do curso de Eng. Agronómica da ESAV instalaram as placas para identificação dos ecótipos no campo de recursos genéticos da ESAV. Foram colocadas um total de 128 placas nas oficinas de madeiras da APPACDM.


4. CONFERÊNCIA VITERBO

O projeto CARDOP foi apresentado VIII International Symposium on Artichoke, Cardoon and their Wild Relatives realizado em Viterbo (Itália) de 10 a 13 de abril de 2012. A comunicação oral foi apresentada no dia 10 de abril na Sessão 1 – Biodiversity, Genetic Resources and Utilization, com o titulo” Influence of genotype, harvest time on aspartic protéases composition of cardoon (Cynara cardunculus L.)”.


5. CARACTERIZAÇÃO DAS PLANTAS ESAV

Os alunos da ESAV dos cursos de Ecologia e Paisagismo e de Eng. Agronómica colaboraram com sucesso na caracterização morfológica dos ecótipos de cardo no Campo de Recursos Genéticos de Cardo da ESAV em 2012, com base nos descritores UPOV devidamente adaptados.


6. COLHEITA DAS FLORES NA CASA DA ÍNSUA

A colheita das flores do Campo de Recursos Genéticos da Casa da Ínsua foi realizada por corte das flores, retirando apenas os estigmas e efetuada de forma selecionada e separadamente por ecótipo. Esta tarefa foi realizada pelos colaboradores da Casa da Ínsua. Para efeitos de caracterização bioquímica foram ainda colhidas, pelos colaboradores da ESAV, flores individualmente por planta e congeladas a -80ºC.


7. COLHEITA DE FLORES NA ESAV

A colheita das flores do Campo de Recursos Genéticos da ESAV foi realizada por corte das flores, retirando apenas os estigmas e efetuada de forma selecionada e separadamente por ecótipo. Esta tarefa foi realizada pelos colaboradores da ESAV. Para efeitos de caracterização bioquímica foram ainda colhidas flores individualmente por planta e congeladas a -80ºC.


8. COLHEITA DE SEMENTES NA ESAV