APOIOS

PRODER 


Designação de operação: Conservação dos recursos genéticos de Cynara sp.

Nº Operação: 020000018648

Eixo: Melhoria do Ambiente e da paisagem rural

Programa: PRODER

Sub-Programa: Gestão Sustentável do Espaço Rural

Medida: Valorização de Modos de Produção

Acção: Conservação e Melhoramento de Recursos Gentéticos

Sub-Acção: Componente Vegetal

Investimento total (Euros) : 73,610.00

Investimento elegível (Euros): 17,344.22 (23,56%)


CIÊNCIA VIVA
FINANCIAMENTO APROVADO
Programa Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Concurso Escolher Ciência
Designação do Projeto: Simbiose
Equipamento

Tina de electroforese vertical para geís de poliacrilamida

Subtotal: 1078,00 Eur

Aquisição de Serviços

Serviço de gráfica relativo à impressão de posters, material de promoção, divulgação, publicação de livro de resumos, associados à realização do seminário onde serão apresentados os trabalhos dos alunos, integrados num evento científico onde será expresso a importância do cardo para toda uma região por via da valorização da paisagem e da produção do Queijo DOP Serra da Estrela.

Subtotal: 500,00 Eur

Consumíveis

MICROSCOPIA

No laboratório de Anatomia Patológica da ESAV irão ser realizadas um conjunto de técnicas de histológicas para coloração de diferentes tipos de material vegetal do cardo por forma a que os alunos sejam capazes de executar técnicas laboratoriais básicas e de manusear material de laboratório. Reconhecer a célula como unidade estrutural e funcional dos tecidos vegetais. Observaram as várias fases dos fenómenos de mitose e meiose.

Subtotal: 400,00 Eur

BIOLOGIA MOLECULAR

Nesta área técnico-científica serão realizados procedimentos de extração de ADN a partir de material vegetal proveniente de diferentes orgãos de cardo. Os extratos serão avaliados em termos da qualidade do ADN extraído e quantificação por análises de esprctrofotmetria e electroforese. Este ADN será posteriormente utilizado para realização análises de fingerprtinting entre ecótipos, por amplificação por PCR, usando primers específicos. Os resultados obtidos serão alvo de uma análise filogenética para estimar distâncias genéticas obtidas entre os diversos ecótipos utilizados.

Subtotal: 1060 Eur

MICROBIOLOGIA

No âmbito do projeto pretende-se monitorizar a flora microbiana ao longo o processo tecnológico da produção do queijo, através da determinação das populações microbianas, quer ao nível do leite crú, quer ao nível dos extratos do cardo utilizados, bem como em etapas críticas do processo de cura e maturação.

Subtotal: 970 Eur

SEMENTEIRA, MICROPROPAGAÇÃO E CULTURA IN VITRO

O cardo é propagado essencialmente por sementes (propagação sexuada), no entanto esta técnica não assegura a manutenção das características da planta mãe, podendo originar plantas com características menos interessantes. A técnica da micropropagação vegetativa pode ser uma solução de conseguir-se a produção de plantas sãs, livres de doenças e em grande quantidade. Apesar desta técnica também apresentar algumas limitações, dentre as quais a reduzida capacidade de enraizamento e problemas de contaminação in vitro e o custo mais elevado. Deste modo pretendemos produzir plantas de cardo in vitro, como forma de demonstrar esta técnica e encontrar metodologias em conjunto com os alunos para incrementar os níveis de sucesso de enraizamento.

Subtotal: 810 Eur

CROMATOGRAFIA

O processo de purificação das cardosinas constitui um dos procedimentos fundamentais para a prossecução de um conjunto de atividades subsequentes relacionadas com a quantificação das proteinas por espectrofotmetria e caracterização por electroforese. Os alunos terão a hipótese de serem separados em grupos e trabalharem sobre materiais vegetais de proveniência diversa e assim poderem comparar resultados que apesar de serem sobre a mesma espécie apresentarão uma variabilidade significativa que interesse avaliar e comparar.

Subtotal: 365 Eur

ELECTROFORESE

A técnica de eletroforese constitui um técnica fundamental para a prossecução do processo de caracterização bioquímica das cardosinas e avaliação da diversidade enzimática encontrada nos diversos materiais vegetais das diversas proveniências em análise por forma a amplificar a biodiversidade ao nível deste taxa. Os alunos terão a oportunidade de poderem ser separados em grupos de 3 elementos que todos possam participar ativamente na realização da técncia e interpretação dos resultados. Descriminam-se em seguida os reagentes utilizados nesta técnica laboratorial com os respetivos orçamentos.

Subtotal: 685 Eur

ESPECTROFOTOMETRIA

A técnica de espetrofotometria será utilizada para quantificar a quantidade de proteinas obtidas nos diversos procedimentos de extração e nos diversos ecótipos em análise. Serão realizadas retas de calibração para podermos estabelecer padrões de comparação.

Subtotal: 130 Eur

BIOTECNOLOGIA

Subtotal: 455 Eur

MATERIAL DIVERSO

Subtotal: 125 Eur

Subtotal Consumíveis: 5.000,00 Eur

DESLOCAÇÕES / VISITAS DE ESTUDO

Visita de estudo ao Parque Botânico Arbutus do Demo - Vila Nova de Paiva para realização de atividades práticas de sementeira, plantação de plantas de cardo nas instalações do parque, designadamente nas estufas do viveiro e no laboratório. Tratando-se de um local que exibe uma elevada biodiversidade, esta visita será aproveitada para ampliar os conhecimentos neste domínio, integrando aspetos relacionados com a taxonomia, fisiologia, morfologia e anatomia das plantas.

Subtotal 200 Eur

Visita de estudo à queijaria da Casa da Ínsua (Penalva do Castelo) - para a realização de um wokshop sobre o processo de fabrico do queijo DOP - Serra da Estrela e toda uma dinamização inovadora e criativa dos elementos associados ao mundo rural, desde a produção agrícola, transformação e valorização dos produtos de denominação de origem, até à promoção de um turismo sustentável em espaço rural, na qual a história e a cultura de uma região constituem um dos seus suportes. Aproveitaremos o ensejo para visitarmos os jardins do tipo francês e Inglês e deste modo perceber diferentes modos de interpretar o conceito de paisagem.

Subtotal 225 Eur

Visita de estudo à queijaria experimental da Ancose (Oliveira do Hospital) - onde se procura inovar sobre a tradição da produção do queijo DOP Serra da Estrela, procurando novas práticas e modos de fabrico. Paralelamente desenvolvem novos produtos associados aos lacticinios, como iogurtes, manteigas e queijo fresco com base no queijo de ovelha e cabra, procurando novos nichos de mercado e formas inovadoras de apresentação e comercialização. Será uma oportunidade para os alunos perceberem novas dinâmicas que se podem criar sobre um sector com uma vasta tradição.

Subtotal 275 Eur

Seminário do projeto que será realizado nas instalações da Casa da Ínsua e que contará com a presença de investigadores credenciados na área do cardo, nas diversas áreas do conhecimento e onde os alunos poderão provar o conhecimento técnico-científico adquirido ao longo de todo este projeto nas suas mais variadas vertentes, através da apresentação dos seus posters e comunicações. Os alunos estarão também envolvidos diretamente na organização deste evento, constituindo-se como uma nova experiência que se poderá revelar extremamente enriquecedora.

Subtotal 225 Eur

Deslocação dos docentes para preparação das diversas atividades nos diversos locais.

Subtotal 200 Eur

Visita de Estudo ao Biocant (Cantanhede) - Centro Biotecnológico de referência na área de estudo das cardosinas, sob pontos vista bioquímico e Biotecnológico.

Subtotal 250 Eur


CROWDFUNDING

O CARDOP pretende utilizar num futuro próximo uma ferramenta, atualmente em voga para a obtenção de financiamento, o Crowdfunding (financiamento coletivo) que consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas ou instituições interessadas na iniciativa. Esta designação é muitas vezes usada para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar verbas para projetos de investigação, pequenos negócios e start-ups, filantropia e ajuda a regiões desfavorecidas. Salvaguardando as questões de sigilo solicitadas, divulgaremos todos os apoios concedidos, bem como toda a monitorização das aplicações dos fundos, para que cada um possa ver o sucesso do seu investimento. Um aspeto comum a iniciativas de crowdfunding é a concessão de recompensas aos investidores, em escala proporcional à grandeza do incentivo concedido. As recompensas estão de certa forma associadas ao objetivo final, mas isso não sendo necessariamente uma obrigação pretendemos no âmbito do CARDOP encontrar formas de recompensar todos aqueles que colaborarem neste projeto multidisciplinar.


MERCHANDAISING


O CARDOP irá desenvolver um conjunto de produtos e elementos, relacionados com o cardo e o queijo Serra da Estrela como forma de promoção e valorização estética e cultural deste ex-libris do nosso território e da nossa cultura. Iremos promover a criação destes elementos em colaboração de designers, artistas plásticos em colaboração com escolas de diversos níveis de ensino, desde a pré-primária até ao ensino superior, empresas e instituições de solidariedade. Entre os produtos o destaque especial vai para o próprio queijo Serra da Estrela, que iremos comercializar em volumes muito limitados e que cumpram os mais rigorosos padrões de excelência, em períodos limitados, com uma imagem e um conceito desenvolvido de raiz.Vamos dando nota do evoluir de outros produtos, que estamos a criar como o sabonete de cardo, ou acessórios de queijos, entre outros que surgirão em breve. Estes elementos servirão para contribuir para a aquisição de verbas para o projeto aos mesmo tempo que ajudará a promover e valorizar o CARDOP.


  1. PRODER
  2. CIÊNCIA VIVA
  3. CROWDFUNDING
  4. MERCHANDAISING