CONCEITO

Este é um projeto que pretende implementar um conceito onde todos os mentores e colaboradores se revejam e contribuam para a excelência, qualidade e sucesso de um projeto, assentes no saber e conhecimento, na criatividade e inovação, no empenho e trabalho, mas também na preservação de uma história e cultura associadas ao queijo Serra da Estrela que radicam no saber empírico e no esforço e dedicação desenvolvido por gerações ancestrais.

A diversidade natural e humana, entendemos como um potencial, que queremos valorizar e estimular. Este é um projeto de pessoas para pessoas e nessa lógica contamos com todos, procurando atribuir o papel que cada um queira assumir, muitas vezes fora dos seus espaços de conforto, mas sempre servindo como meta de superação e nunca como limitação das suas capacidades e perspetivas de futuro.

Mas porque assumimos que o CARDOP é diferente?

Não por uma questão de moda ou estratégia comercial, mas por vocação de um grupo e por acreditarmos que, fruto de todo o labor desenvolvido desde há décadas, existe muito conhecimento criado que é necessário e possível transferir para que a produção e transformação possa traduzir em valor e desta forma ajudarmos a criar valor neste território, com os atores que melhor o conhecem…os produtores de queijo Serra da Estrela.

É compromisso assumido pelo CARDOP realizar a transferência e partilha do potencial associado às mais variadas áreas do conhecimento, com todas aquelas estruturas produtoras de queijo Serra da Estrela que respeitarem as diretrizes delineadas, na busca incessante da perfeição, num setor que acreditamos tem um enorme potencial e margem de progressão rumo ao sucesso. Tanto acreditamos que queremos fazer parte desta história.

Iremos colaborar com todos os que pretendam integrar esta equipa disponibilizando, aos produtores de queijo Serra da Estrela que pretendam, amostras das nossas flores de cardo devidamente selecionado para que possam avaliar o seu potencial e desta forma colaborarem através do seu trabalho e conhecimento na promoção e valorização deste ex-libris que urge preservar e adaptar aos novos desafios e exigências do mercado e dos consumidores.


LOGÓTIPO
Mais do que lógica de um design... a criação de uma marca perene

Neste projeto pretendemos criar uma marca perene que procure nos conceitos, ditos modernos, de inovação, labor e empreendedorismo fazer apelo à tradição e prestar uma homenagem aqueles homens e mulheres "serranas" que nos permitem, hoje, sonhar com um futuro para este ícone destas paisagens, assente nos saberes multidisciplinares milenares de todo um território e das suas gentes.

O logótipo do CARDOP surge da colaboração e partilha entre a natureza da biodiversidade e a diversidade da natureza estética, promovidas pela sinergia de ideias e conceitos do designer Paulo Medeiros (www.paulomedeiros.eu) que se intitula artista (de) plástico e pelo biólogo Paulo Barracosa.

Trata-se de um projeto que pretende avaliar e caracterizar a biodiversidade do cardo (Cynara cardunculus L.) na região de Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serra Estrela, como forma de promover e valorizar a tipicidade e unicidade de um ex-libris de exceção, o queijo Serra da Estrela e todo o labor e tradição associados, que pela mão destas gentes, desde sempre, têm procurado atingir a perfeição.

A designação do projeto, mais do que um nome, pretende constituir-se uma verdadeira simbiose de conceitos, motivações de pessoas, em prol de um objetivo comum, no sentido em que a palavra cardo se mescla com o termo DOP, que encerra o termo território e paisagens e com eles todo o potencial produtivo, cultural e social destas terras e das suas gentes. O designer para selar este espírito colocou o selo DOP estilizado, usando a cor sépia de apelo à tradição na construção de todo o letring, como forma de reconhecimento de todo o labor desenvolvido ao longo das gerações de pastores, criadores de raças das raças de Ovelhas "Serra da Estrela" e "Churra Mondegueira" e produtores de queijo Serra da Estrela. Simultaneamente a utilização de um letring moderno de linhas direitas condiz com as mais recentes inovações biotecnológicas e bioquímicas que têm sido lideradas há mais de 30 anos pela equipa científica do Prof. Doutor Euclides Pires e que tem permitido um reconhecimento científico de elevado mérito nacional e internacional que pretendemos colocar à disposição de produtores que in situ, todos os dias laboram para preservar um legado.

O designer usou as três cores primárias o ciano, o amarelo e o magenta, para a partir destas poder-se moldar toda a multiplicidade de cores, matrizes e tons possíveis e imaginárias, que nos dá o mote para encontrarmos os melhores extratos e tons para as melhores texturas, sabores e aromas. A forma é a de um cardo típico, espinhoso que não deixe quaisquer dúvidas sobre qual a base do património genético e bioquímico que o homem, desde os tempos mais remotos, escolheu de forma sábia para moldar as texturas, aromas e sabores de um produto de exceção, cujo património saberemos preservar, promover e valorizar.


QUEIJO SERRA DA ESTRELA

Uma garantia de excelência, autenticidade e solidariedade

O objectivo último do projecto CARDOP é a valorização e promoção do queijo serra da estrela, por meio dos conhecimentos científicos multidisciplinares associados ao cardo e à produção de queijo. Contudo, desde a primeira hora temos procurado dar relevo às questões estéticas, por via de designer, artistas plásticos, artesãos mas também alunos de diversos graus de ensino e formando da APPACDM- Viseu.

Lançamos por isso, o desafio dos formandos fazerem de modo livre criações gráficas que possam direta ou indirectamente estar ligados ao queijo e ao cardo. Digamos que não nos surpreenderam, porque acreditamos de verdade no potencial deles e cremos que no âmbito do CARDOP possamos ajudá-los e à instituição que os forma a provarem que são capazes de desafios como este e a demonstrarem ainda mais auto-estima e para provarmos todos à sociedade que tem um lugar que lhes está destinado ao sucesso, abrindo portas a muitos outros cujo talento ainda não foi revelado.

Exibimos hoje, com orgulho, em todos os queijos laborados com cardos seleccionados pelo projeto, a cinta ilustrada com motivos e criações dos formandos da APPACDM, numa composição igualmente criativa da autoria do designer Paulo Medeiros. Este elemento estético é uma garantia de autenticidade e excelência de um produto, que é um ex-libris de uma região e que congrega tudo o que melhor este território e as suas gentes é capaz de produzir. Pretende igualmente desempenhar um papel solidário, onde podemos contribuir para a APPACDM possa chegar a mais jovens e alimentar mais sonhos. A todos aqueles que reconhecem estes valores o CARDOP agradece.


CARD

A imagem de mais um dos trunfos do CARDOP

Com os resultados preliminares obtidos no projeto, acreditamos que, com a utilização de cardos devidamente selecionados, podemos concretizar o nosso objetivo de criarmos queijo Serra da Estrela de autor por design, disponibilizando aos produtores ecótipos para a obtenção de uma diversidade de texturas, aromas e sabores de uma forma mais padronizada.

Promover o que de bem gerações e gerações de produtores têm conseguido, mantendo a dedicação e o afeto que os produtores manufaturados revelam, mas de uma forma mais evoluída e mais adaptadas às exigências dos mercados e dos consumidores, tanto do passado como do futuro. Em resumo aliar inovação à tradição. Para isso serão criados três selos para queijos com diferentes tipicidades derivadas do uso de três ecótipos de cardo distintos.

Estamos neste preciso momento a caracterizar os queijos através da utilização de um painel de provadores especializados para que possamos ajudá-lo, aos consumidores mais exigentes a melhor conhecer as potencialidades do seu queijo Serra da Estrela preferido, indo ao encontro do seu perfil de consumidor e do seu ideal de produto.

A imagem de identificação está a ser criada pelo designer Paulo Medeiros e será apresentada muito em breve, assim como a lógica e os objetivos da criação. A designação será CARD, que associado a diferentes pantones será mais um dos trunfos do CARDOP.

Construção de imagem em execução

  1. LOGÓTIPO
  2. QUEIJO SERRA DA ESTRELA
  3. CARD