SIMBIOSE

Apresentação

Este projeto aborda o cardo (Cynara cardunculus L.) como Recurso Multifuncional no Ensino das Ciências e sustenta-se numa intenção mútua e partilhada através do estabelecimento de uma parceria ativa entre instituições de ensino superior (politécnico e universitário), designadamente a Escola Superior Agrária de Viseu e o Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Católica - Viseu, com uma instituição do ensino secundário, a Escola Secundária de Viriato (Viseu), ao longo dos próximos dois anos letivos (2012/13 e 2013/14). O acrónimo SIMBIOSE, que apelida o projeto, visa representar as relações de sinergia que se pretendem estabelecer com os professores e os alunos da Escola Secundária de Viriato, ao nível do conhecimento técnico-científico, desenvolvido ao longo dos últimos anos por diversas instituições nacionais de ensino superior, no âmbito do cardo (Cynara cardunculus L.), utilizando como fundamento teórico e procedimental um conjunto de atividades práticas implementadas, primordialmente, no ensino das Ciências na Escola Secundária de Viriato. No entanto, este projeto de forma complementar pode e deve abranger outros domínios da aprendizagem, onde se incluam a Língua Portuguesa, com autores nacionais de referência associados às temáticas desenvolvidas e à região, do qual Aquilino Ribeiro é um exemplo ímpar, quer pela interpretação quer pela arte da expressão e representação através da criação e desenvolvimento de atividades cénicas.

Este projeto multidisciplinar pretende ser um contributo para uma abordagem estruturante, motivadora e inovadora do ensino da Biologia, durante dois anos, ao procurar proporcionar aos alunos de uma turma do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Viriato (Viseu) um ambiente favorável à aprendizagem, contextualizada nos conteúdos programáticos da componente de Biologia, da disciplina de Biologia e Geologia do 11º e da disciplina de Biologia do 12º ano de escolaridade. Este plano consistirá na implementação de atividades práticas diversificadas (ex: laboratoriais, experimentais, de campo, de pesquisa, …) em contexto de sala de aula e em componentes extracurriculares, que contribuam para a formação integral dos alunos e os possa auxiliar na tomada de decisão em busca de eventuais perspetivas de prossecução dos estudos ao nível superior e posteriores práticas profissionais de futuro. Esta colaboração contará com o apoio de um conjunto de alunos que frequentam atualmente cursos de ensino superior nas instituições envolvidas, com formações de índole muito variada, que vão desde a Ecologia e Paisagismo, às Eng. Agrícola, Zootécnica e Alimentar, Enfermagem Veterinária incluindo, também, as Ciências Biomédicas. Esta abrangência técnico-científica assenta na opção de complementaridade estratégica assumida no projeto que visa potenciar o trabalho desenvolvido em duas instituições de ensino superior, como é o caso da Escola Superior Agrária de Viseu, do ensino politécnico, e do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Católica – Viseu, do ensino universitário. A dinamização de atividades práticas irá ser potenciada pela valência diversificada dos recursos existentes nas instituições de ensino superior envolvidas, como os laboratórios, os equipamentos científicos, o espaço rural da Quinta da Alagoa, com todas as valências e práticas agrícolas, zootécnicas e alimentares que lhe estão associadas.

Numa lógica de criação e consolidação de redes temáticas de partilha de conhecimento, neste caso associadas à temática do cardo, serão ainda envolvidas, de forma complementar, outras instituições que possam promover uma formação mais integrada dos alunos envolvidos no projeto. Deste modo, a inclusão da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu, numa vertente de integração na sociedade de pessoas com deficiência, perfeitamente capazes de participarem em algumas das fases deste projeto, visa sensibilizar os alunos para a necessidade do respeito pela diferença, sem descurar os objetivos primordiais deste projeto. Estes remetem para o rigor da aprendizagem científica e para o despertar da curiosidade por várias áreas do conhecimento procurando motivar os alunos na busca de estímulos que os auxiliem na tomada de decisão sobre as áreas científicas e tecnológicas que entendam seguir no prosseguimento dos seus estudos ao nível do ensino superior.

Numa outra perspetiva, as instituições Casa da Ínsua (Visabeira), em colaboração com a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela), terão um papel preponderante numa vertente de aplicação do objeto em estudo, o cardo, que se traduz na criação e no desenvolvimento de um produto - o queijo “Serra da Estrela”. Pretende-se que os alunos tomem contato com este ex-libris da região e que possam aprender a laborar e a apreciar este ícone do mundo rural, que traduz um vasto leque de saberes desde a produção agrícola ao maneio animal e à indústria alimentar, num ambiente de prazer e de degustação.

A escolha do cardo (Cynara cardunculus L.) como eixo temático estruturante deste projeto assenta no fato de ser uma espécie importante para a área geográfica onde ambas as instituições de ensino superior se encontram implantadas e sobre o qual detêm know-how científico e tecnológico, não apenas pela importância que tem para com o setor produtivo dos laticínios como para toda a preservação da paisagem, assente na biodiversidade das pastagens, na preservação e melhoramento das raças autóctones de ovelhas vocacionadas para a produção de leite, bem como para a cultura e saberes empíricos desta região abrangendo igualmente a vertente de inovação em saúde e tecnologia.

Esta planta possui um conjunto de características específicas ao nível da taxonomia, da morfologia, da fisiologia, da bioquímica e da genética que podem ser exemplificadas e aprofundadas no ensino experimental das ciências e, em simultâneo, serem estruturantes na abordagem contextualizada dos conteúdos programáticos de Biologia (11º e 12º anos de escolaridade). Na verdade, o cardo surge como recurso multifuncional dada a abrangência e a multiplicidade das suas aplicações diretas e indiretas nas mais diversas áreas científicas. Neste sentido, em termos taxonómicos, trata-se de uma espécie com uma variabilidade fenotípica, bioquímica e genética significativa que pode ser explorada, nas mais variadas formas, desde a mera observação e caracterização morfológica e fenotípica até à avaliação da expressão dos genes, designadamente das cardosinas, através da caracterização genotípica e da sua aplicação biotecnológica nas áreas da produção e transformação alimentar e na promoção da Saúde e bem-estar. A diversidade morfológica, designadamente ao nível da dimensão, do peso, da coloração e da textura das sementes pode ser explorada para avaliar diferentes níveis de fisiologia da germinação e de crescimento celular e vegetativo, procurando relacionar a morfologia das sementes com a eficácia e a diversidade fisiológica e bioquímica do processo germinativo que assenta igualmente em larga medida na ação de proteinases sobre o endosperma da semente. Concomitantemente, os ápices radiculares, que patenteiam uma intensa atividade mitótica, serão usados como órgãos privilegiados para a observação das figuras mitóticas, análise do cariótipo e extração de ADN. Estes ensaios de germinação, via seminal, realizados numa primeira fase em laboratório, em condições de ambiente controlado, onde poderá ser testada a ação de diversos fatores abióticos, serão acompanhados e monitorizados no seu desenvolvimento em viveiro, em parceria com a APPACDM e usados para instalar um campo experimental de cardo nas instalações da própria Escola Secundária de Viriato, como forma de caracterizar e demonstrar à comunidade educativa toda a biodiversidade avaliada e caracterizada. Tratando-se de uma espécie alogâmica, o método de propagação clonal é de importância crucial para a manutenção das características morfológicas, bioquímicas e genéticas das plantas eleitas como detentoras de características únicas que possam ser consideradas de exceção e que interessem preservar, caracterizar e melhorar. Deste modo, serão ensaiados métodos de propagação clonal desde a mera propagação vegetativa de rebentos em viveiro até à micropropagação in vitro realizadas em laboratório na ESAV. Este taxa é um modelo clássico no estudo de proteinases aspárticas, enzimas envolvidas em vários processos fisiológicos e que são usadas biotecnologicamente desde tempos remotos na produção de queijo, designadamente do Queijo DOP Serra da Estrela, através da utilização de flores de cardo no processo de coagulação do leite de ovelha da raça bordaleira “Serra da Estrela”. A purificação, caracterização, quantificação e análise da diversidade bioquímica de proteínas será realizada através da utilização combinada de técnicas de cromatografia (exclusão molecular e troca iónica), espectrofotometria UV-Visível e de eletroforese de proteínas (SDS-PAGE) em condições nativas e desnaturantes.

O fabrico do queijo trata-se de um dos processos biotecnológicos mais remotos desenvolvidos pelo Homem a par do fabrico do pão, do vinho e da cerveja que interessa conhecer e valorizar como forma de promoção de uma técnica e de um produto de elevado valor nutritivo e organolético. Julgamos que para além de toda a mais valia proporcionada por este projeto que visa a criação de uma rede temática de partilha de conhecimento à volta do cardo, por diferentes níveis de ensino, este conhecimento ajudará a sensibilizar os alunos para a valorização de um produto regional, considerado um ícone na preservação da paisagem e dos costumes beirãos, que fazem parte do legado da cultura de muitos dos antepassados familiares destes alunos que interessa salvaguardar e de toda uma biodiversidade, desde a flora das pastagens, as raças de ovinos autóctones, o conhecimento biotecnológico, a flora microbiológica, aliada à valorização da biomassa e de questões relacionadas com o problema da escassez de água e o consequente stresse hídrico, para além do interesse florístico na sua introdução em jardins, em composições estéticas que tenham preocupações com a preservação e a sustentabilidade dos recursos naturais.

No âmbito do projeto pretende-se monitorizar a flora microbiana ao longo do processo tecnológico da produção do queijo, através da determinação das populações microbianas, quer ao nível do leite crú, quer ao nível dos extratos do cardo utilizados, bem como em etapas críticas do processo de cura e maturação.

Além da sua utilização tradicional, no fabrico do queijo, o cardo e os seus componentes moleculares, têm sido alvo de muitos e variados estudos, visando a sua utilização em diversas áreas. Como exemplo, as cardosinas, que são um grupo de enzimas da família das proteinases aspárticas, obtidas da flor do cardo, têm sido estudadas em algumas aplicações biotecnológicas. Estas enzimas, para além da sua atividade coagulante explorada no fabrico do queijo, apresentam atividade de degradação de componentes da matriz extracelular, nomeadamente o colagénio. Esta propriedade permite a sua utilização como ferramenta de dissociação de tecido neuronal para o estabelecimento de culturas primárias de neurónios bem como a aplicação médica na prevenção e tratamento de fibroses e aderências pós-cirúrgicas. Além destas aplicações, que já foram alvo de investigação, as cardosinas poderão ter aplicações em outras áreas, como sejam: a extração de colagénios intersticiais para investigação, a produção de cosméticos e a limpeza de lentes de contacto.

A implementação deste projeto pode constituir-se como alternativa ao ensino expositivo tradicional da Biologia, valorizando a abordagem da Ciência numa perspetiva sustentável, inovadora e criativa de Ciência-Tecnologia-Sociedade-Saúde-Ambiente (CTSA) e, em simultâneo, contribuindo para a formação integral dos alunos e para a valorização que eles podem fazer como cidadãos de um produto regional que possui enormes potencialidades a nível económico, social e cultural. Potenciando a formação especializada dos docentes, dos técnicos e alunos da ESAV e do Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu concretizando um enriquecimento conceptual e pedagógico que daí pode advir para os alunos e docentes da Escola Secundária de Viriato, procuramos implementar uma abordagem inovadora e criativa do ensino da Biologia que não se centre apenas na natureza curricular e didático-pedagógica dos conteúdos programáticos lecionados. Que promova, também, nos participantes neste projeto o reconhecimento da importância dos produtos de denomiação de origem nas comunidades locais, capazes de assegurar alguma da sustentabilidade dos ecossistemas natural e social, no consumo alimentar, mais consciente e sustentável, e na sensibilização para a importância dos produtos regionais no desenvolvimento sustentável da região beirã. Promovermos a criação de consumidores exigentes, que saibam avaliar a excelência de produtos regionais na produção e degustação, em especial numa área geográfica onde se cultiva a denominação de origem protegida em diversos tipos de produção, constituirá no futuro uma forma segura e profícua de seleção dos produtores mais aptos, por via da autenticidade, tipicidade e qualidade inequívoca dos seus produtos.

Neste projeto procuramos complementar em sinergia as potencialidades de cada uma das instituições de ensino superior, em que a ESAV prima por proporcionar condições de proximidade à realidade rural típica desta região Beirã e que permita o contacto direto dos alunos com os elementos relacionados com a produção deste ícone da paisagem beirã, o queijo “Serra da Estrela”, como os lameiros, os campos de recursos genéticos do cardo, as ovelhas da raça “bordaleira serra da Estrela”, onde se inclui o maneio animal e a ordenha para obtenção do leite como matéria-prima para a ação biotecnológica. Toda a monitorização da flora microbiológica associada ao leite, ao cardo e ao queijo, bem como os ensaios de propagação in vitro e parte da análise de biologia molecular serão desenvolvidas nos laboratórios da ESAV sob a orientação dos docentes das respetivas áreas científicas com a colaboração dos alunos. Por outro lado, no Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu desenvolver-se-á toda a caracterização bioquímica e a aplicação biotecnológica à área da saúde, criando-se momentos de transferência e de atualização científica dos próprios docentes do ensino secundário envolvidos nas atividades.

O portal CARDOP, alojado na página da ESAV, constituir-se-á como uma ferramenta web privilegiada para a divulgação dos protocolos de ensaios realizados e resultados obtidos, bem como a validação das aprendizagens obtidas pelos alunos em contexto de sala de aula e de atividades extracurriculares no âmbito do projeto.

Os professores do ensino secundário envolvidos, procurarão adequar os interesses e motivações dos alunos da turma com os propósitos do projeto sendo que, áreas como a informática, fotografia, representação cénica e declamação poderão ser experienciadas no enquadramento do projeto acrescentando outros vértices aos domínios das ciências exatas e aplicadas.

Objetivos

- Promover o contacto dos alunos com metodologias e equipamentos técnico-científicos atualizados que se constituem como ferramentas fundamentais para a aquisição de competências especializadas nas áreas da biologia molecular, bioquímica, biotecnologia, microbiologia e microscopia, através de um conjunto de técnicas que incluem a electroforese, cromatografia, espectrofotometria, PCR (polymerase chain reaction), cultura de células animais e imobilização de enzimas em biomateriais;

- Desenvolver competências para a realização e compreensão de técnicas relacionadas especificamente com a área da bioquímica, designadamente com proteínas que inclui: extração, purificação, separação, quantificação, caracterização de proteínas e aplicação destas na Saúde e tecnologia alimentar;

- Adquirir competências para a realização e compreensão de técnicas relacionadas com as áreas da biologia molecular, bioinformática, biotecnologia e inovação em Saúde;

- Desenvolver competências para a realização e compreensão de técnicas relacionadas com a área propagação vegetativas e da micropropagação in vitro;

- Adquirir competências para a realização e compreensão de técnicas relacionadas com a área da microbiologia, no estabelecimento de culturas da flora microbiana associadas a diversos suportes designadamente ao leite de ovelha e aos extratos de cardo;

- Desenvolver competências que permitam aos participantes realizar atividades práticas diversificadas que contribuam para a valorização do conhecimento científico acerca do cardo (Cynara cardunculus L.) e da sua utilização no fabrico do Queijo DOP Serra da Estrela promovendo um conhecimento técnico sobre o modo de fabrico e simultaneamente propiciar um consumo alimentar mais consciente e sustentável;

- Potenciar sinergias entre os participantes, através da promoção do trabalho em equipa e da partilha de conhecimentos numa perspetiva interdisciplinar, valorizando os conceitos de produção e valorização de alimentos, através da criação e inovação na indústria alimentar que se traduzam na produção de novos alimentos associadas ao cardo (Cynara cardunculus L.) e ao e ao leite de ovelha das raças autóctones;

- Avaliar o impacto do projeto na perspetiva de futuro e de mudança de atitudes dos participantes, ao nível: da valorização da utilização do cardo (Cynara cardunculus L.) no fabrico de Queijo DOP Serra da Estrela_ do melhoramento da produção de Queijo DOP Serra da Estrela_ da seleção fundamentada de bens de consumo regionais mais saudáveis e amigos do ambiente_ do exercício de uma cidadania participativa e de responsabilidade adoção de medidas que visem a sustentabilidade da região beirã;

- Potenciar os efeitos disseminadores dos impactos do projeto na comunidade educativa da Escola Secundária de Viriato, na comunidade científica e no público em geral, através da publicação de artigos de índole, cultural, científica, publicados na imprensa escrita especializada e generalista e on-line através do portal CARDOP.

- Realizar um seminário que integre a temática do cardo ao queijo, numa lógica técnico-científica, pedagógica e cultural no término do projeto servirá de corolário para apresentação das conclusões à comunidade em geral, convidando um conjunto de oradores de referência na área do conhecimento do cardo, das cardosinas e do Queijo “Serra da Estrela”, onde os alunos apresentarão posters com os resultados obtidos ao longo do projeto, os docentes dos ensinos superior e secundário apresentarão comunicações onde darão conta dos impactos do projeto nas aprendizagens dos alunos e avaliarão a oportunidade deste case study poder ser replicado noutras turmas e noutras escolas secundárias. A envolvência dos alunos estender-se-á à organização do próprio evento permitindo-lhes ganhar experiência neste tipo de atividades complementares à lógica do projeto mas importantes sob ponto de vista da sociabilização e promoção de atividades sob ponto de vista profissionalizante.

Planificação do projeto

Na efetivação do projeto SIMBIOSE pretendemos implementar as atividades que a seguir se descrevem.

1.Desenvolvimento de estudos multidisciplinares que permitam conhecer as características do cardo (Cynara cardunculus L.), ao nível:

- Taxonomia e sistema de classificação (caracterização de ecótipos do cardo com base em características fenotípicas morfológicas);

- Crescimento e a renovação celular (mitose e meiose);

- Processos de reprodução sexuada (polinização e fecundação);

A.Calendarização
Janeiro de 2013 - Março 2013

2. Realização de uma visita de estudo aos laboratórios e à Quinta da Alagoa da ESAV, para conhecer o campo de recursos genéticos do cardo (Cynara cardunculus L.), os seus processos de reprodução a sua taxonomia e fisiologia. Realização de colorações histológicas em material vegetal para conhecer os métodos de estudo utilizados em Citologia e Histologia. Conhecer a célula vegetal e as suas principais organelas. Desenvolver a capacidade de executar técnicas laboratoriais básicas, como corte e processamento de tecidos, coloração e montagem de preparações definitivas. Desenvolver capacidade de observação e interpretação ao microscópio ótico.

A.Calendarização
Março-Abril de 2013

3. Participação num Workshop nos espaços da queijaria da Casa da Ínsua, sobre os processos de fabrico de Queijo DOP Serra da Estrela.

A.Calendarização
Fevereiro de 2013

4. Participação numa atividade de sementeira nos viveiros da APPACDM e plantação de cardos jovens (Cynara cardunculus L.) na Escola Secundária Viriato e no Parque Arbutus do Demo.

A. Calendarização
Março de 2013

5. Participação num Workshop nos Laboratórios da ESAV, sobre a conservação e a transformação de alimentos.

A.Calendarização
Maio de 2013

6. Dinamização do portal CARDOP com a criação e introdução de conteúdos técnico-científicos relativas às atividades desenvolvidas e às pesquisas efetuadas.

A. Calendarização
Ao longo de todo o projeto

7. Desenvolvimento de estudos multidisciplinares que permitam conhecer as características do cardo (Cynara cardunculus L.) nas suas variadas vertentes, ao nível de:

- Património genético (transmissão de características hereditárias e organização e regulação do material genético);

- Alterações do património genético (mutações e fundamentos de engenharia genética);

- Propagação e fisiologia da germinação (via seminal_ utilização de diferentes tipos de sementes e avaliar a fisiologia da germinação em termos rapidez propagação clonal e micropropagação in vitro);

- Aplicações na Indústria alimentar por via da diversidade da atividade enzimática e de compostos promotores de saúde;

- Biotecnologia na produção e desenvolvimento de alimentos funcionais, com características nutracêuticas, associados à temática do cardo (queijos, iogurtes, manteiga,…).

A. Calendarização
Novembro de 2013 a Abril de 2014

8. Realização das atividades experimentais nos Laboratórios do Departamento de Ciências da Saúde da UCP, dedicadas à obtenção de proteinases aspárticas (cardosinas) e sua aplicação em Saúde, consistindo:

- Purificação das cardosinas a partir das flores do cardo, recorrendo a técnicas de cromatografia liquida em coluna e electroforese;

- Aplicação das cardosinas no isolamento de células neuronais, utilizando técnicas de cultura de células;

- Imobilização das cardosinas em membranas de quitosano para aplicação no tratamento de fibroses.

A.Calendarização
Outubro/Dezembro de 2013

9. Realização de uma visita de estudo ao Biocant – Centro Biotecnológico associado ao estudo e valorização das cardosinas sob ponto de vista biotecnológico.

A. Calendarização
Fevereiro de 2014

10. Participação num Workshop prático na queijaria da ESAV, para fabrico do Queijo DOP Serra da Estrela.

A.Calendarização
Março de 2014

11. Criação de um campo experimental de cardos na ESV com exemplares desenvolvidos nas variadas vertentes de propagação desenvolvidas.

A.Calendarização
Março/Abril de 2014

12. Organização de um seminário sobre a temática do cardo ao queijo, que contará com a presença de investigadores de reconhecido mérito ligados às diversas vertentes do conhecimento associado ao cardo e ao queijo DOC “Serra da Estrela” onde os alunos apresentarão posters científicos e pedagógicos sobre as diversas aprendizagens obtidas neste projeto cardo (Cynara cardunculus L.). Os docentes envolvidos apresentarão comunicações sobre as experiências pedagógicas, didáticas e científicas obtidas ao longo do projeto. Os alunos estarão envolvidos ativamente na organização do seminário.

A. Calendarização
Maio de 2014

13. Realização de uma atividade de divulgação do projeto e dos resultados do mesmo à comunidade educativa da ESV, da ESAV e do Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu e da cidade de Viseu.

A. Calendarização
Junho de 2014

4. Planificação do projeto

Na efetivação do projeto SIMBIOSE pretendemos implementar as etapas que a seguir se descrevem.

Atividades Calendarização Intervenientes Avaliação
Desenvolvimento de estudos multidisciplinares que permitam conhecer as características do cardo (Cynara cardunculus L.), ao nível:
- da forma como ocorre o crescimento e a renovação celular;
- dos seus processos de reprodução sexuada;- do seu ciclo de vida;- dos mecanismos que justificam a sua evolução biológica;
- do seu sistema de classificação (caracterização de ecótipos do cardo com base em características fenotípicas morfológicas (plantas, flores e sementes) e bioquímicas (flores e sementes) e em características genotípicas (extração de ADN a partir de folhas e radículas e amplificação por PCR).
Outubro/Dezembro de 2012
Outubro/Dezembro de 2012
Dezembro de 2012
Janeiro de 2013Janeiro/Fevereiro de 2013
- Alunos da ESAV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
(- Docentes e alunos de Ciências biomédicas do Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu ???) qual o objectivo desta componente??
Qualidade e quantidade de atividades práticas realizadas, registo fotográfico.
2. Realização de uma visita de estudo aos Laboratórios e à Quinta da Alagoa da ESAV, para conhecer o campo de recursos genéticos do cardo (Cynara cardunculus L.), os seus processos de reprodução e o seu sistema de classificação. Novembro de 2012 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
Registo fotográfico, questionário preenchido pelos alunos da ESV.
3. Participação num Workshop nos espaços da Casa da Ínsua, sobre o processo de fabrico de Queijo DOP Serra da Estrela. Janeiro de 2013 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Técnicos da Casa da Ínsua
Registo fotográfico.
4. Participação numa atividade de plantação de cardos jovens (Cynara cardunculus L.) na Escola Secundária Viriato e no Parque Arbustus do Demo. Março de 2013 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
Registo fotográfico.
5. Participação num Workshop nos Laboratórios da ESAV, sobre a conservação e a transformação de alimentos. Abril de 2013 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
Registo fotográfico, questionário preenchido pelos alunos da ESV.
6. Elaboração e apresentação de posters científicos sobre o cardo (Cynara cardunculus L.) e a sua importância nos ecossistemas beirões. Maio de 2013 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESAV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
Posters científicos elaborados, registo fotográfico.
7. Criação e dinamização do portal CARDOP com informações relativas às atividades desenvolvidas. Ao longo dos dois anos letivos - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
Qualidade do portal construído
8. Desenvolvimento de estudos multidisciplinares que permitam conhecer as características do cardo (Cynara cardunculus L.), ao nível:
- do património genético (transmissão de características hereditárias e organização e regulação do material genético);
- da propagação e fisiologia da germinação (via seminal; utilização de diferentes tipos de sementes e avaliar a fisiologia da germinação em termos rapidez; propagação clonal e micropropagação in vitro)
- das alterações do património genético (mutações e fundamentos de engenharia genética);
- da indústria alimentar;
- da atividade enzimática;
- da biotecnologia na conservação, melhoramento e produção de novos alimentos (queijos, iogurtes, manteiga,…)
- cultivo da planta e criação de animais (ex.: ovelhas) (Ancose)
Novembro/Dezembro de 2013
Janeiro/Fevereiro de 2014
Março de 2014
Abril de 2014
Abril de 2014
Março/Abril de 2014
Março/Abril de 2014
- Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
(- Docentes e alunos de Ciências Biomédicas do Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu ???) qual o objectivo desta componente??
Qualidade e quantidade de atividades práticas realizadas, registo fotográfico.
9. Realização das actividades experimentais nos Laboratórios do Departamento de Ciências da Saúde da UCP, dedicadas à obtenção de proteinases aspárticas (cardosinas) e sua aplicação em Saúde, consistindo:
- isolamento das cardosinas a partir das flores do cardo, recorrendo a técnicas de cromatografia liquida em coluna e electroforese;
- aplicação das cardosinas no isolamento de células neuronais, utilizando técnicas de cultura de células;
- imobilização das cardosinas em membranas de quitosano para aplicação no tratamento de fibroses.
Outubro/Novembro de 2012 - Docentes e alunos da Licenciatura em Biomédicas do Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu Registo documental e fotográfico, questionário preenchido pelos alunos da ESV
10. Realização de uma visita de estudo a uma queijaria para observar o processo de fabrico do Queijo DOP Serra da Estrela. (Ancose) Fevereiro de 2014 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
Registo fotográfico.
11. Participação num Workshop na queijaria da ESAV, sobre o fabrico melhorado do Queijo DOP Serra da Estrela. Março de 2014 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
Registo fotográfico, questionário preenchido pelos alunos da ESV.
12. Criação de um campo experimental de cardos na ESV com exemplares desenvolvidos na metodologia da propagação nas variadas vertentes. Março/Abril de 2014 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da EV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
Registo fotográfico.
13. Organização de um seminário sobre a temática do cardo ao queijo, onde os alunos apresentarão posters científicos e pedagógicos sobre as aprendizagens obtidas neste projeto cardo (Cynara cardunculus L.). Os docentes envolvidos apresentarão comunicações sobre as experiências pedagógicas, didáticas e cientificas obtidas ao longo do projeto. Abril de 2014 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
- Docentes e alunos da Licenciatura em Biomédicas do Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu
Posters científicos elaborados, registo fotográfico.
14. Realização de uma atividade de divulgação do projeto e dos resultados do mesmo à comunidade educativa da ESV, da ESAV e do Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu e da cidade de Viseu. Abril/Maio de 2014 - Alunos da ESV
- Professora de Biologia e Geologia da ESV
- Docentes, técnicos e alunos da ESAV
- Docentes e alunos da Licenciatura em Biomédicas do Departamento de Ciências da Saúde da UCP-Viseu
- Comunidade educativa
Qualidade da exposição apresentada e da dinâmica estabelecida.

Atividades

Alunos da Viriato visitam o Campo de Recursos Genéticos do Cardo na ESAV (21 abril 2013)

Os alunos do 11º Ano Turma A da Escola Secundária Viriato e a Prof. Margarida Morgado, visitaram a instalação (Land Art 2) do artista plástico Mariano, no campo de cardo, no âmbito da primeira visita que fizeram ao campo de recursos genéticos e biodiversidade do cardo (CARDOP). Diríamos que seria uma feliz coincidência, se não pensássemos desde sempre que a ciência e a arte (cultura) devem andar de mãos dados para bem da valorização intelectual e estética dos nossos jovens. Nós temos a obrigação de lhes darmos a oportunidade de poderem juntar estes dois mundos e julgamos que esta foi uma feliz oportunidade para darmos início ao projeto SIMBIOSE.


Transplante de Plantas de Cardo na APPACDM (23 maio 2013)

No dia 23 de maio de 2013 lançamos o desafio e cumprimos. Os alunos do projeto Simbiose, fizeram as ações de transplante dos cardos que iremos usar para criar jardins nas diversas autarquias que aderirem ao projeto. Também transplantaram plantas únicas que vieram da Argélia, Itália, Espanha, Tunísia que vão enriquecer em muito o nosso campo de recursos genéticos e se possível aumentar a biodiversidade morfológica, genética e bioquímica. Queremos que estes alunos sejam ainda melhores pessoas, se possível, e para isso para além do enriquecimento em termos de conhecimento, cultural também queremos que cresçam nas relações interpessoais, para isso a ida à APPACDM foi fundamental. Queremos uma verdadeira simbiose neste projeto, não só no papel e nas fotografias, mas também na alma e no intelecto.


Colheita de capítulos na Casa da Ínsua (12 setembro de 2013)

No dia 12 de setembro, deu-se início à segunda fase do projeto Simbiose, na qual os alunos do 12º ano da Escola Secundária Viriato em colaboração com os docentes Margarida Morgado e Alexandra Rocha procederam à colheita de capítulos de plantas selecionadas de cardo (Cynara cardunculus L.) dos doze ecótipos que se encontram estabelecidos na Casa da Ínsua. Posteriormente iremos proceder à recolha de sementes para caracterização morfológica, estudos genéticos e bioquímicos. O projeto CARDOP agradece a colaboração de alunos e docentes da escola Secundária Viriato e espera que todos aprendamos os conteúdos da área da biologia com base na experimentação do estudo do cardo. Um último agradecimento à casa da Ínsua e muito especial ao Eng. José Matias por toda a colaboração, conhecimentos transmitidos e tempo despendido.


Caracterização de sementes de cardo na Viriato (27 setembro de 2013)

No dia 27 setembro de 2013 reunimos três turmas do 12º ano para darmos seguimento ao projeto Simbiose com as respetivas professoras. Os alunos envolvidos demostraram uma vontade, dedicação e capacidade, numa tarefa aparentemente simples de caracterização da biodiversidade das sementes de cardo (Cynara cardunculus L.) e cujas professoras Margarida, Alexandra e Lígia foram testemunhas. Esta tarefa aparentemente básica é considerada basilar e fundamental para todas as ações subsequentes que irão ser desenvolvidas desde a extração de ADN, amplificação por PCR, extração e purificação de proteínas, procedimentos de germinação e propagação, a criação de jardins temáticos de cardo pelos diversos municípios da área de denominação de origem, ente outras tarefas.


No dia de Comemoração do Dia da Viriato (26 outubro 2013)

No dia em que se comemorou o dia da Escola Secundária Viriato e no qual foram homenageados alguns dos alunos, docentes e funcionários de eleição desta escola, os alunos do projeto Simbiose continuaram a trabalhar, num projeto no qual acreditamos e que julgamos poder a vir a fazer escola no futuro.


Sementeira e Germinação do cardo na Viriato (1 novembro de 2013)

No dia 1 de novembro de 2013 os alunos e docentes de biologia do 12º ano da Escola Secundária Viriato inauguraram a estufa de vidro edificada pelos docentes e alunos da Viriato, com plantações de diversos ecótipos de cardo. Estas plantas serão utilizadas no projeto Simbiose, na plantação de jardins temáticos em várias autarquias da região. O próximo passo será estabelecer culturas em hidroponia, com o apoio dos docentes da ESAV, designadamente o Eng António Pinto e a Eng.ª Daniela Teixeira.


Análise Espetrofotométrica da Eluição dos Pigmentos das Sementes

Os alunos e professores da Viriato, no âmbito do projeto Simbiose, chamaram à atenção de que as sementes dos diferentes ecótipos libertaram diferentes tipos de pigmentos que eluíram para a água, o que permitiu a obtenção de diferentes tonalidades e níveis de turbidez. Face a esta nova constatação fizemos ensaios de espectrofotometria, no laboratório de Bioquímica da Universidade Católica para confirmar as diferentes absorvâncias e transmitâncias. Aqui ficam algumas imagens que denotam essa diversidade e variação na intensidade da pigmentação, sendo que por volta dos 380 nm é onde se regista maiores diferenças nos valores de absorvância. A azul temos a linha da transmitância de um dos ecótipos.


Análise da Diversidade Bioquímica das Cardosinas por Eletroforese SDS-PAGE (15 e 16 de Janeiro de 2014)


Os docentes da ESAV e da Universidade Católica – Departamento de Ciências da Saúde (Viseu) desenvolveram um conjunto conteúdos e de protocolos práticos nas instalações da Escola Secundária Viriato no âmbito dos objetivos do projeto Simbiose. Os alunos praticaram a realização de géis de eletroforese e todos os procedimentos de montagem do sistema que inclui a tina de eletroforese vertical e a fonte de alimentação.

Paralelamente, os alunos preparam as amostras de extratos de flores de cardo provenientes das cromatografias de exclusão molecular e de troca iónica, para aplicar nos poços do gel e todo o procedimento de coloração e descoloração dos géis.

As professoras Margarida Morgado e Alexandra Rocha e o Davide Gaião (Lic. Ecologia e Paisagismo da ESAV) apoiaram na realização de todas atividades os alunos dos 12 º Anos turmas A, B e C.


Análise da Diversidade Genotípica de plantas de Cardo por PCR – Polymerase Chain Reaction (15 e 16 de Janeiro de 2014)

Foram realizados protocolos de PCR – Polymerase Chain Reaction com base em amostras de ADN de diferentes genótipos de cardo através da técnica de PCR-RAPD.

As amostras foram analisadas num sistema de eletroforese horizontal de agarose.

As professoras Margarida Morgado e Alexandra Rocha e o Davide Gaião (Lic. Ecologia e Paisagismo da ESAV) apoiaram na realização de todas atividades os alunos dos 12 º Anos turmas A, B e C.


Os Alunos do projeto SIMBIOSE meteram as mãos na coalhada

A nossa função é tornar os sonhos fáceis de realizar, ou pelo menos parecer que são fáceis, mas nunca nos podemos esquecer que os sonhos são atingíveis, mas requerem muito trabalho... de muita gente. Foi o caso do que aconteceu hoje no dia 24 de janeiro de 2014.

As professoras da Viriato e o seu Diretor pedem...nós só temos que concretizar...depois entra a D. Clarinda, a Presidência da ESAV, A Dr.ª Élia, os serviços do IPV, o seu Presidente, os motoristas ( O João e o Sr. António)...e depois toda a casa da Ínsua, o Eng. José Matias, a D. Maria do Céu, a D. Filomena, o Sr. Joaquim e o dr. Machado Matos... no topo de uma pirâmide, mas com uma humildade desmedida.

Isto tudo para quê? por causa dos 60 alunos dos12ºAnos da Viriato que colaboram no projeto Simbiose, um projeto Ciência Viva que em boa hora lançamos com a Universidade Católica, Departamento de Ciências da Saúde para promovermos o ensino do cardo no ensino secundário. Estes alunos já colheram capítulos, mediram sementes, estudaram alguma bioquímica das cardosinas, e realizaram provas de queijo Serra da Estrela...já fizeram quase tudo para merecerem todo este nosso empenhamento.

Quando pensamos esta iniciativa tínhamos um objetivo... o que vos digo é que o que se passou hoje excedeu todas as minhas expectativas. Em primeiro lugar pelos alunos, foram excecionais, os da Viriato e os meus do CET da ESAV, muito por culpa dos seus professores, as Prof. Margarida, Lígia e Alexandra.

A D. Maria do Céu e a D. Filomena foram inexcedíveis, na transmissão do saber empírico, muitas vezes aquele que mais vale e na forma colaborante como entenderam este desafio. Os nossos pedidos de desculpa por hoje terem demorado muito mais o vosso dia de trabalho. Julgo que quando o Eng. Matias, pensou no desenho deste complexo da queijaria, nunca terá pensado que comportaria 60 pessoas...pois aí está atingido o limite, 60 pessoas na queijaria, desde que colaborantes, interessadas e trabalhadoras.

Em relação ao Eng. José Matias, pouco ou nada haverá a dizer, só referir que o que pedirmos ele concretiza! desde a plantação de campos de cardo, jantares de degustação, provas de queijo... Temos que ser ambiciosos mas termos o cuidado de não exagerarmos. O nosso grande obrigado ...que só temos uma forma de agradecer...trabalhando em prol do Queijo Serra da Estrela, no que toca ao cardo e não só.

O meu amigo Dr. Machado Matos...fica para o fim...não porque os últimos são os primeiros, mas porque já me ajudou a concretizar vários sonhos e este foi apenas mais um deles e quando soube que nos daria a última mensagem de despedida, foi como que " a cereja no topo do bolo". Acredito que a Casa da Ínsua entrará numa nova era, que não será fácil, mas com labor, competência, inovação, criatividade e vontade é possível e eu acredito piamente nisto... senão não o diria! Hoje foi um dia Seis Estrelas que acredito que muitos destes alunos não esquecerão. Sejam bons divulgadores do saber e dos sabores do queijo Serra da Estrela. Um abraço amigo a todos vós por terem tornado possível esta realização... mais cinco! O projeto irá adquirir estes queijos e iremos provar estes queijos na Escola Viriato, com os alunos, os professores, o Diretor e os colegas algures no início de março e convidaremos todo o elenco da casa da Ínsua e do projeto.


Alunos da Viriato em Simbiose… com a Universidade Católica

Os alunos do 12º Ano turma A da Escola Secundária Viriato foram hoje, dia 27 de janeiro à Universidade Católica, departamento de Ciências da Saúde, no âmbito do projeto Simbiose do programa Ciência Viva, para iniciarem o procedimento de extracção de cardosinas a partir das flores de cardo, neste caso do ecótipo 4M. Foram acompanhados pelo Prof. Nuno Rosa, no laboratório de bioquímica. As professoras da Escola Secundária Viriato, Alexandra e Margarida Morgado acompanharam os alunos nesta actividade que irá prosseguir nas próximas semanas com os procedimentos de purificação das cardosinas através de cromatografias de exclusão molecular e troca iónica.

A Católica está a dar cartas...no Simbiose...

Hoje, dia 28 de janeiro, foi a vez dos alunos do 12º B da Escola Secundária Viriato irem ao laboratório de Bioquímica do departamento de ciências da saúde da universidade católica (Viseu), no âmbito do projeto Simbiose. O Professor Nuno Rosa, tem sido inexcedível na disponibilidade e na capacidade de ensinar e transmitir conhecimentos acerca da bioquímica do cardo e não só. Julgo que os alunos e os professores da escola Viriato estão a aproveitar a oportunidade e é importante que se ouçam os "feedbacks", para irmos completamente ao encontro das suas expectativas. O nosso agradecimento a toda a equipa da Universidade Católica pelo empenho, capacidade e simpatia. O outro agradecimento é para os alunos e professores da Viriato pelo interesse e motivação. Na quinta-feira continua...com o 12º ano C...


  1. Apresentação
  2. Objetivos
  3. Plano
  4. Atividades