2014

1. Realização de atividades de prática laboratorial na Escola Secundária Viriato- SIMBIOSE (15 e 16 de Janeiro)

Análise da Diversidade Bioquímica das Cardosinas por Eletroforese SDS-PAGE

Os docentes da ESAV e da Universidade Católica – Departamento de Ciências da Saúde (Viseu) desenvolveram um conjunto conteúdos e de protocolos práticos nas instalações da Escola Secundária Viriato no âmbito dos objetivos do projeto Simbiose. Os alunos praticaram a realização de géis de eletroforese e todos os procedimentos de montagem do sistema que inclui a tina de eletroforese vertical e a fonte de alimentação.

Paralelamente, os alunos preparam as amostras de extratos de flores de cardo provenientes das cromatografias de exclusão molecular e de troca iónica, para aplicar nos poços do gel e todo o procedimento de coloração e descoloração dos géis.

As professoras Margarida Morgado e Alexandra Rocha e o Davide Gaião (Lic. Ecologia e Paisagismo da ESAV) apoiaram na realização de todas atividades os alunos dos 12 º Anos turmas A, B e C.


Análise da Diversidade Genotípica de plantas de Cardo por PCR – Polymerase Chain Reaction

Foram realizados protocolos de PCR – Polymerase Chain Reaction com base em amostras de ADN de diferentes genótipos de cardo através da técnica de PCR-RAPD.

As amostras foram analisadas num sistema de eletroforese horizontal de agarose.

As professoras Margarida Morgado e Alexandra Rocha e o Davide Gaião (Lic. Ecologia e Paisagismo da ESAV) apoiaram na realização de todas atividades os alunos dos 12 º Anos turmas A, B e C.


2. Os Alunos do projeto SIMBIOSE meteram as mãos na coalhada

A nossa função é tornar os sonhos fáceis de realizar, ou pelo menos parecer que são fáceis, mas nunca nos podemos esquecer que os sonhos são atingíveis, mas requerem muito trabalho... de muita gente. Foi o caso do que aconteceu hoje no dia 24 de janeiro de 2014.

As professoras da Viriato e o seu Diretor pedem...nós só temos que concretizar...depois entra a D. Clarinda, a Presidência da ESAV, A Dr.ª Élia, os serviços do IPV, o seu Presidente, os motoristas ( O João e o Sr. António)...e depois toda a casa da Ínsua, o Eng. José Matias, a D. Maria do Céu, a D. Filomena, o Sr. Joaquim e o dr. Machado Matos... no topo de uma pirâmide, mas com uma humildade desmedida.

Isto tudo para quê? por causa dos 60 alunos dos12ºAnos da Viriato que colaboram no projeto Simbiose, um projeto Ciência Viva que em boa hora lançamos com a Universidade Católica, Departamento de Ciências da Saúde para promovermos o ensino do cardo no ensino secundário. Estes alunos já colheram capítulos, mediram sementes, estudaram alguma bioquímica das cardosinas, e realizaram provas de queijo Serra da Estrela...já fizeram quase tudo para merecerem todo este nosso empenhamento.

Quando pensamos esta iniciativa tínhamos um objetivo... o que vos digo é que o que se passou hoje excedeu todas as minhas expectativas. Em primeiro lugar pelos alunos, foram excecionais, os da Viriato e os meus do CET da ESAV, muito por culpa dos seus professores, as Prof. Margarida, Lígia e Alexandra.

A D. Maria do Céu e a D. Filomena foram inexcedíveis, na transmissão do saber empírico, muitas vezes aquele que mais vale e na forma colaborante como entenderam este desafio. Os nossos pedidos de desculpa por hoje terem demorado muito mais o vosso dia de trabalho. Julgo que quando o Eng. Matias, pensou no desenho deste complexo da queijaria, nunca terá pensado que comportaria 60 pessoas...pois aí está atingido o limite, 60 pessoas na queijaria, desde que colaborantes, interessadas e trabalhadoras.

Em relação ao Eng. José Matias, pouco ou nada haverá a dizer, só referir que o que pedirmos ele concretiza! desde a plantação de campos de cardo, jantares de degustação, provas de queijo... Temos que ser ambiciosos mas termos o cuidado de não exagerarmos. O nosso grande obrigado ...que só temos uma forma de agradecer...trabalhando em prol do Queijo Serra da Estrela, no que toca ao cardo e não só.

O meu amigo Dr. Machado Matos...fica para o fim...não porque os últimos são os primeiros, mas porque já me ajudou a concretizar vários sonhos e este foi apenas mais um deles e quando soube que nos daria a última mensagem de despedida, foi como que " a cereja no topo do bolo". Acredito que a Casa da Ínsua entrará numa nova era, que não será fácil, mas com labor, competência, inovação, criatividade e vontade é possível e eu acredito piamente nisto... senão não o diria! Hoje foi um dia Seis Estrelas que acredito que muitos destes alunos não esquecerão. Sejam bons divulgadores do saber e dos sabores do queijo Serra da Estrela. Um abraço amigo a todos vós por terem tornado possível esta realização... mais cinco! O projeto irá adquirir estes queijos e iremos provar estes queijos na Escola Viriato, com os alunos, os professores, o Diretor e os colegas algures no início de março e convidaremos todo o elenco da casa da Ínsua e do projeto.



3. Ensaios de Coagulação do Projeto CARDOP Realizados na Queijaria de Germil



Em março foram realizados ensaios de coagulação na queijaria de Germil realizados com três ecótipos selecionados, designadamente o 4M, 5M e 6M. Os queijos têm as marcas de caseina: 4M (281364; 281365); 5M (281366; 281367) e 6M (281368; 281369).



5. O Artista Plástico Paulo Medeiros Cria a CARDOP Collection


O CARDOP é um projeto que, várias vezes temos alertado, é diferente do que estamos habituados a ver no que toca a projetos que integram ciência, consciência social e cultura. Temos estabelecido várias parcerias e iniciativas e a última foi com o artista plástico, Paulo Medeiros, que criou uma coleção intitulada CARDOP. Este coleção constitui a marca do projeto e será oferecida a cada um dos produtores e entidades da fileira do Queijo Serra da Estrela que cumpram os nossos princípios de excelência, ética e responsabilidade social. Nós entendemos este projeto como sendo uma relação de aprendizagem biunívoca, porque temos imenso a aprender com o empirismo próprio das gentes do fazer e procuraremos, pelas nossas responsabilidades técnicas e científicas, dotar os produtores de ferramentas para poderem fazer do Queijo Serra da Estrela, um ícone destes territórios para todo o mundo. Mas não trabalharemos apenas com alguns, mas sim com todos aqueles que nos quiserem como parceiros e que entendem os objetivos do CARDOP. Estas são algumas das imagens criadas pelo Paulo Medeiros que iremos ofertar de modo exclusivo a todos aqueles que merecerem o nosso respeito e admiração nesta fileira do Queijo Serra da Estrela.






6. Os queijos Simbiose maturam para os Encontros da Viriato


Os queijos Casa da Insua produzidos pelos alunos da Escola Secundária Viriato estão a maturar para serem provados num evento a realizar na Escola no âmbito do projeto CARDOP/SIMBIOSE. Para a produção destes queijos foi usado o ecótipo 1 da Casa da Insua.





7. CONFERÊNCIA "QUEIJO SERRA DA ESTRELA À CHEF" NA CASA DA ÍNSUA

 
Esta foi uma organização Casa da Insua realizada na Casa da Insua no dia 16 de fevereiro de 2015, na qual o Projeto CARDOP participou por intermédio da prestação do Prof. Euclides Pires na Conferência.




8. PROVA DE DEGUSTAÇÃO DO  QUEIJO SERRA DA ESTRELA À CHEF NA CASA DA ÍNSUA

Após a Conferência foi realizada uma prova de degustação realizada pelo Eng. João Madanelo.



9. A Ordenha na Casa da Insua começa às 6,30H


No dia 16 de fevereiro de 2015, tivemos oportunidade de começar o dia pelas 7h e seguir o processo de ordenha, a recepção do leite na queijaria e o processo de coagulação e produção do queijo Serra da Estrela DOP.







10. Inspired by Paulo CARDOso





No dia 16 de fevereiro de 2015, tivemos oportunidade de começar o dia pelas 7h e seguir o processo de ordenha, a recepção do leit

Conheci o Chef Paul Cardoso em Abril de 2013. Acreditei no seu potencial desde a primeira hora, ainda mais quando soube que colabora com projetos de índole social, como foi com o caso da Casa da Aguieira (por coincidência, uma designação idêntica a uma das estruturas hoteleiras da Visabeira turismo). Em abril de 2013, com a sua equipa, proporcionou-nos um dos momentos mais altos do CARDOP fora do laboratório. Este ano, entre pares, confirmou-se à altura do desafio. Ontem, 15 de fevereiro de 2014 presenteou-nos com uma surpresa, num jantar absolutamente genial. Em relação à foto, o recheio não será difícil de adivinhar, o padrão é um primor de quem se chama CARDOso...Parabéns! Nunca esquecerei o que nos tem proporcionado e o que ainda aí virá. Tal como ele, acredito que a Casa da Insua, pela sua natureza e vocação tem um potencial impar no País e no Mundo. Nós procuraremos corresponder, quando solicitados, a aliar a ciência ao prazer e ao valor nutracêutico dos nossos recursos endógenos. O doce de mostajeiro é um dos primores a apostar para acompanhar o requeijão Casa da Insua e serão a primeira casa no mundo a fazê-lo.

11. Um Hino ... ao Queijo Serra da Estrela




As invisibilidades de uma referência maior da “Biotecnologia” Tradicional Beirã - O Queijo Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela, constitui uma das referências icónicas das paisagens, dos territórios, e das gentes Beirãs, que concentra mais saberes nas mais diversas áreas da ciência, tecnologia e cultura. A sua excelência e tipicidade recorrem à valorização e promoção de uma multiplicidade de recursos endógenos e biodiversidade exclusivos, das ovelhas raças Serra da Estrela e Churra Mondegueira, da flora dos prados e pastagens de montanha e de uma flor em particular, o cardo (Cynara cardunculus). Este constitui-se como elemento vital que desencadeia a magia invisível do processo de coagulação que dá origem a uma exaltação de sabores, aromas e texturas que se traduzem assumidamente num dos melhores queijos do mundo. As mãos da queijeira e a tenacidade dos pastores constituem-se como outros dos elementos que constituem faces invisíveis do processo, que damos como garantidos mas que precisamos de preservar e enaltecer e que conferem o sexto sentido, o “Love and Care” só possível em elementos produzidos com alma.

12. Produção de Almofarizes na Barraca dos Oleiros


No dia 5 de março de 2014 assistimos à produção de almofarizes na Barraca dos Oleiros pela mão do Carlos e a Xana para a Confraria do Queijo Serra da Estrela ofertar aos seus congeneres no capítulo onde irá ser comemorado o XXV aniversário da confraria.